Thomas Mesereau Jr, líder da defesa do astro, difamou a mãe do adolescente Gavin Arvizo, afirmando que ela era “uma vigarista com um longo histórico de denúncias falsas” e teria forçado o filho a fazer tais denúncias contra o cantor.
O adolescente testemunhou, revelando que, durante o tempo em que ele e o seu irmão ficaram no rancho Neverland, dormiram na mesma cama de Michael e tiveram acesso a tais materiais. Além disso, ele afirmou que o astro o ofereceu bebidas alcoólicas, como rum, vodka, whisky e vinho, e que ele teria colocado as mãos dentro de sua calça e o tocado.
Michael durante o julgamento
A defesa, por sua vez, apontou algumas contradições no depoimento do garoto e mostrou que ele já havia negado o abuso anteriormente.
Durante o depoimento da mãe de Garvin, ela afirmou que o rancho do cantor era um “antro de bebidas alcoólicas, pornografia e sexo com garotos” e que teria sido mantida como refém por seguranças de Michael. No mesmo dia, ela foi acusada e afirmou ter usado o dinheiro que havia sido doado para o filho – doente na época – em benefício próprio.
"Aquelas são revistas para adultos. Qualquer pessoa pode possuí-las. Isso não prova a acusação."
Outras testemunhas disseram que ela era uma “lunática por dinheiro” e que os filhos tentavam de todo modo conseguir dinheiro e presentes.
O cantor foi absolvido e, em relação às fotografias encontradas em sua casa, o jurado Paul Rodriguez afirmou: "Aquelas são revistas para adultos. Qualquer pessoa pode possuí-las. Isso não prova a acusação."